sábado, 6 de setembro de 2008

Valentino, o Último Rei da Moda.


Até 21 de setembro de 2008 o Museu de Artes Decorativas de Paris estará organizando uma exposição retrospectiva, dedicada ao estilista italiano Valentino.A mostra apresenta 200 modelos e acessórios da alta costura, desde de quando o estilista se instalou em Roma em 1959.

http://www.webluxo.com.br/menu/museus/valentino-museu-paris.htm


Valentino Garavani,o Último Rei da Moda,como ficou conhecido,é famoso por seus vestidos vermelhos e cheios de detalhes.

Detalhes marcantes das obras de Valentino:

Vermelho: Valentino tem fascinação por essa cor. Seu tom preferido, que foi batizado com o próprio nome, está entre o laranja e o vermelho clássico. Em todas as suas coleções usou-a com maestria.


Laços: Para Valentino, eles são um símbolo absoluto de feminilidade, o complemento refinado que arremata o movimento do drapeado e das pregas. Mas, para ficar bonito, ele deve ser estruturado.


Fluidez: O estilista italiano sabe como poucos unir luxo a leveza e movimento. Uma de suas marcas registradas são os longos com saias amplas, mangas esvoaçantes e capas, feitos de tecidos vaporosos, como cetim, musselina e crepe.


Drapeados: Além de bordados, Valentino usou recursos elaborados de costura para enfeitar suas criações de festa, deixando-as ainda mais femininas e luxuosas.


Flores: Este é outro elemento muito usado pelo estilista. Seja em forma de aplicações, estampas ou modelagem que lembram pétalas de rosas. Em 1972, ele fez uma coleção chamada Homenagem às Flores.

Valentino se aposentou em Janeiro de 2008, deixou um legado muito rico na Moda Mundial.

Por Danielle Ponte, turma A-tarde, aulas às terças.

Semana de Moda de Milão.


Depois de a Dior invadir o mundo dos celulares, agora é o italiano Roberto Cavalli quem faz dobradinha fora da moda (ma non troppo). É ele quem vai assinar as garrafas de Coca-cola Light a serem consumidas na Semana de Moda de Milão, que começa dia 20 de setembro. Garrafinhas de vidro da bebida vão ser lançadas nessas três versões que você vê aí em cima - extravagantes como a moda de Cavalli. Serão produzidas 300 mil unidades que estarão à venda apenas na Itália até dezembro. O estilista comparou os looks da Coca-cola aos vestidos que faz para sua marca: ’sedutores e femininos’.

De acordo com a direção de marketing da Coca-Cola Itália, a parceria tem como objetivo o de oferecer um objeto de coleção que atraia principalmente as mulheres de forte personalidade, extrovertidas, que não têm medo de experimentar e amam a beleza, a arte, a cultura e o design.
Digam se não são um luxo?
Ps: Claro que só poderia ser light.
Larissa Braga
Turma A - Tarde.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Roupas em Fortaleza

Olá

Esta é a primeira vez que venho neste blog e escrevo algo, meu nome é Kelviane sou da turma E no turno da Noite, nos dias de terça-feira. Venho aqui para falar de como algumas pessoas que moram em Fortaleza ainda erram na escolha de suas roupas.

Hoje a tarde dando uma volta no centro da cidade, onde é grande o número de pessoas nas ruas, encontrei uma pessoa que estava de calça jeans comprida e com uma blusa de algodão mais embora ela era muito fechada.

Dava para perceber que ela estava morrendo de calor dentro daquela roupa

Reflexão.

Aula 01.09.08 - Leitura d matéria do Jornal Folha de SP em entrevista com o wscritorSvendsen. _É claro aceitar todas as respostas do escritor no que se refere as variantes da moda no mundo crítico.Só que sabemos quenão é assim; e estar fora desse mundo;de inspirações em coleções passadas ou algo parecido,é correr o risco quanto ao mercado(público consumidor).As grandes grifes também fazem moda para um grupo - seleto- de consumidores, mas existe aquela moda qu realiza os olhos de quem à cria e as vezes do mundo. sofre bombardeios de amores e ódios fashions, o que fazer?! Se pensar diferente, tem que haver uma coerência nisto tudo. Se for ousar, tem que haver responsabilidade para assumir acertos e erros, e se for fazer cópia do que "já foi um dia", tem que estar aberto as tão cruéisou maravilhosas críticas. É notório que não é tão fácil se tornar ímpar num mundo par como Platão dividiu em dois esse mundo na antigüidade. Impossível? não sei! O que sei é que tentador é e intrigante como desáfio. Criar por criar moda é legal. E mais legal ainda é entender que moda não é só roupinhas em araras e magzines. Moda é revelação e controvércia. É luxo e simplicidade... e lá estamos dividindo como o filósofo grego.Nossa!!! Fernando Marques, turma c noite.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

musica do cotidiano

"Faça isso
Faça aquilo,
Perca peso
Tenha estilo,


Compre esse
Prove aquele,
Siga a moda
Vote nele,

Não ponha palavras na minha cabeça
Pare de falar antes que eu enlouqueça
Não quero dar explicações
Não vou mudar, não importa o que aconteça

A vida é minha,
eu faço o que eu quiser...

A vida é minha,
eu faço o que eu quiser...

Cante essa
Tenha medo
Fume outro
Acorde cedo

Tenha modos
Fique mudo
Ame o mesmo
Odeie tudo

Querem que eu cale e obedeça
E depois de tudo ainda agradeça
Ser só alguém dizendo sim
Não vou mudar, não importa o que aconteça

A vida é minha,
eu faço o que eu quiser…"

(CAPITAL INICIAL, 2008)



A influência da moda na nossa sociedade torna-se cada vez mais expressiva, ao ponto de ser notada e criticada por pessoas que não fazem parte do universo diretamente ligado a ela. É exatamente o caso expresso na letra da música “A vida é minha (eu faço o que eu quiser)” do grupo Capital Inicial, citada em epígrafe. O protesto em questão é em relação à mudança da forma por qual as mensagens estão sendo enviadas através dos meios de comunicação. O que antes era de caráter informativo passou a ser de caráter imperativo, quase que (senão de fato) dando uma ordem ao receptor da mensagem.
Segundo Arthur Winters (1984), a moda comanda o nosso estilo de vida, ainda que existam pessoas que não estejam prontas a admitir sua influência. Ele afirma que até mesmo a rejeição da moda pode se tornar uma expressão da moda, uma fonte de satisfação individual e um reflexo do comportamento do consumidor inserido e classificado através de segmentos.

Verônica Rodrigues
Turma A- Tarde- Terça

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Luxo...

Alguem já parou para pensar no que é o luxo hoje em dia? Já parou para pensar o que é o luxo para você? Para Mademoiselle Chanel ”o luxo não é o contrário da pobreza, mas, sim, da vulgaridade” e para o psicanalista Jorge Forbes, luxo pode ser definido como algo além da necessidade que não é por isso menos fundamental. Segundo ele, o que se percebe atualmente é a atração pelo luxo dos sentidos, do prazer e da sensibilidade sentido na intimidade por cada indivíduo e não o luxo exterior, da exibição e da opulência que visa simplesmente demonstrar status. (fonte: http://www.consumidormoderno.com.br/pagina-inicial) . Para mim luxo têm mais haver com momento do que com um objeto em si, o meu luxo por exemplo é acordar todos os dias cedinho e ir a praia...porem quando falo em relação a objeto luxo para mim é exclusividade. Bom , mais uma vez para quem quiser ler mais sobre o assunto o jornal da folha de SP publicou duas materias sobre o assunto. A primeira é o texto é “Luxo conceitual” de Virginia Postrel, e a segunda é o texto “O chique das coisas banais” de Denise Bernuzzi de Sant’Anna. Vale a penas lê os textos.
Bjs, Maria Dilia Turma B tarde

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Olá pessoal...
Mais uma vez estamos aqui para dar o nosso ponto de vista. Desde a semana passada tenho “pensado moda” e como isso ocorre na vida de cada um, como não afeta conscientemente muitas pessoas que são apenas manipuladas pelo prazer do consumo e do “status” de poder estar igual aos outros? Partindo do pré-suposto do livro de João Braga que estar na moda nada mais é que pertencer a uma “tribo” de iguais. Ironia ou não, a lógica é essa mesma, se você não tiver um traço marcante da sua personalidade para dar originalidade ao seu estilo, não passará de uma vítima da moda. Mas não há motivos para desespero, afinal moda além de beleza é bem estar e conforto, então relaxe, sinta-se bem e divirta-se.


Daniely Pereira
Turma A tarde

Aulas às terças

Beco da Poeira

É incrível a variedade de artigos que se encontra no Beco da Poeira. São biquínis, moda intima, roupas femininas, masculinas e infantil... Tudo para todos os gostos.E quem pensa que são roupas bregas ou de qualidade duvidosa,esta enganado,o lance é procurar,como todos sabem,quem procura acha.Eu resumiria o comércio no Beco da Poeira em uma palavra: Variedade. De estilo,de qualidade, de cores, de formas, tecidos... É bem verdade que quem compra no beco não tem exclusividade,mas a moda de hoje não é assim tão exclusiva,todo mundo copia todo mundo. Dar uma voltinha no B.P. é descobrir um mundo novo, e com coisas muito bonitas, o que precisa é ter bom gosto e saber procurar...

Danielle Ponte
Turma A,turno Tarde, aula terça-feira.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

todos os dias penso no que vou vestir. (qual a garota que não pensa?) tem dias que quero me vestir feito uma princesa, toda produzida pra todo mundo notar, há dias que tô esquisitinha, outros meio wind, e as vezes por devaneio feito uma pati. Porém, "como nem todo dia é dia santo", não quero ser nenhuma dessas, só quero ficar a vontade, aquele jeans surradinho, uma camisa solta, e um chinelo, quem não gosta de ficar com esse look, por pelo menos um dia. Todo mundo tem seu dia de ficar toda "aprumadinha" (como diz os mais velhos) é só escolher o que te faz feliz no dia, não precisa ser sempre a mesma todos os dias, é só manter sua personalidade, pois nela esta o que você é.

Roberta Batista Soares
Turma:B
Turno: tarde
Terça-feira

Moda no dia-a-dia!



Como se vestir bem todos os dias e se sentir segura? E como variar sem perder horas na frente do espelho? O segredo de um guarda-roupa prátiico e divertido é criar uma base sólida e ir comprando peças coloridas, estampadas, com modelagens modernas que tenham a cara da nova estação. As roupas básicas são intercambiáveis, de forma que, ao acrescentar uma única peça, tudo parece novo.O guarda-roupa básico também deve ter uma qualidade importante: a durabilidade. Se você investir numa base de roupas boa, elas vão durar bastante tempo, assim
você poderá se divertir comprando apenas algumas peças das novas coleções.

O que investir para a estação?

As peças de cintura alta ficam boas se casadas com blazers, maiôs, camisas e até mesmo camisetas mais amplas. Cintos largões com fivelas grandes também ajudam a compor um look comtemporâneo. Os vestidos continuam sendo as peças mais bacanas dos desfiles. Com modelagens elaboradas,vem na sua maioria de tecido plano,dando um descanço para a malharia.
Em tecidos fluidos trazem babados e recortes,e ao mesmo tempo em que exibem estampas
figurativas e gráficas. Para mordenizar um vestidinho básico preto,combine com jaquetas, lenços, acessorios. Uma das vantagens de se comprar roupas mais baratas é que você pode ousar sem muita culpa. Então aproveite as liquidações para ousar nas compras! Lenços, encharpes, sapatilhas, bolsas, óculos ajudam para misturar com as roupas básicas e criar looks mais diversificados.

Pollyana Silva de Castro.
Turma A
Tarde

Refletir...

Eu adoro olhar textos frases de gente que não está diretamente ligado a moda e que fazem algumas reflexões sobre ela. Qunado eu digo gente que não está diretamente ligado eu me refiro as pessoas que não são estilistas, nem estudantes de moda, nem jornalistas de moda, esse tipo de trabalho tá? Bom então pelas minhas andanças pela net achei esse pequeno texto porém interessante para nos fazermos pensar. O autor é um o filósofo norueguês chamado Lars Svendsen ele falou isso em entrevista ao editor de Moda da Folha de SP Alcino Leite Neto.
"Todos nós, de alguma maneira, expressamos quem somos por meio de nossa aparência visual, e essa expressão vai necessariamente dialogar com a moda. E os ciclos de moda cada vez mais acelerados indicam um conceito mais complexo do eu, porque o eu se torna mais transitório. O consumidor pós-moderno não consegue firmar uma identidade pessoal viável por meio de seu consumo porque o fato de esse consumo focalizar o transitório enfraquece a formação da identidade. Se nossa identidade é diretamente vinculada às coisas que nos cercam -ou seja, ao valor simbólico das coisas-, essa identidade será tão transitória quanto são aqueles valores simbólicos".
É bom pra refletir um pouco né? Quem tiver interesse de ler a entrevista toda é só ir no site da folha de SP.
Bjs e bom inicio de semana!
Maria Dilia, turma B da tarde.
http://comendocereja.blogspot.com/

domingo, 31 de agosto de 2008

Lenços!

"Eles prometem entrar sério na disputa pelo posto de
acessórios mais cobiçados do verão, pois os lenços e
echarpes, que já fazem parte do guarda-roupa das mais
clássicas e elegantes, vão cair no gosto das modernas com
suas novas propostas de estampas e combinações. Para serem usados no pescoço, cintura e cabelo." (Carol Delgado)

Minha mãe sempre falou para mim "filha, não jogue fora essas suas roupas que você não usa mais, aposto que daqui a algum tempo ela volta com tudo..." dito e feito! A nova-velha-moda agora são os lenços! Bem, ele voltou a ser vendido como um símbolo antiguerra porque ele era inicialmente um lenço palestino.
Uma das melhores coisas que eu acho dos lenços é que ele é um acessório super barato (bem, pode ser caro também se você for em uma colcci da vida que custa uns 70,80 reais), ele pode ser usado com vestidos, camisetas, paletós, etc e você vai ficar com aquele visual suuuper descolado, uhúú! Achei em um site um vídeo que ensina várias maneiras de amarrar o lenço(sério)... quem quiser ver o link é esse: http://chic.ig.com.br/materias/447001-447500/447016/447016_1.xml
Natalia Matos
Turma A - tarde

Moda no dia-a-dia!

Como se vestir bem todos os dias? O segredo de um guarda-roupa pratico e divertido é criar uma base sólida e ir comprando roupas coloridas, estampadas, com modelagens modernas que tenham a cara da nova estação.

As roupas básicas e discretas são intercambiáveis, de forma que, ao acrescentar uma única peça,

tudo parece novo. O guarda-roupa básico também deve ter uma qualidade importante:

a durabilidade! Se você investir numa base de roupas boa, elas vão durar bastante tempo

Moda dos fortalezenses

Falar do cotidiano do modo de vestir do fortalezense é buscar nas raízes a essência de tudo, inclusive, da moda.
A cultura desenvolvida em Fortaleza ao longo de sua história acumulou muitas formas de expressão dos sentimentos de sua população. As manifestações religiosas têm grande importância para a vida cotidiana e os valores das famílias fortalezenses. Festas religiosas, bem como as festas juninas.
A vida cultural de Fortaleza é diversificada e fecunda. O forró é o gênero musical mais popular com várias casas de shows pela cidade. A música, a dança, têm sua participação na relação moda.
A moda de Fortaleza é acentuada pela sua ousadia, identificação do cotidiano, com referências bem claras, tem a praticidade para o dia-a-dia devido ao nosso clima quente. Destaque para os complementos dos vestidinhos fofos, shorts curtos, camisetas, etc.
Fortaleza cria moda, mas também recebe influências de cunho nacional e internacional e adequa a nossa realidade.

Marta Marques.
Turma E, turno noite

A moda cearense!!

A moda cearense esta muito atenta as mudanças de mercado, trabalhando um marketing eficiente e investindo na qualidade. O cearense tem seu proprio estilo, mais despojado, sensual, prático, que diz ligo;" este sou eu, eu sou cearense, eu sou assim!" não sei se devido ao calor, ao forró pé-de-serra , a moda cearense é muito diversificada!

Rosa Maria
turma E noite

EcoModa!

Tendência lá fora, principalmente na Europa, a "ecomoda" ganha cada vez mais o mercado, e conquista não só as celebridades e os grandes eventos, mas o público em geral. Em tempos de aquecimento global vs. luta "verde", cada vez mais o respeito pelo meio ambiente torna-se importante para o ser humano.Aparentemente o mundo torna-se mais consciente e "bom". E a moda também agiu e faz sua parte - veja bem, não estamos aqui julgando se as intenções são verdadeiramente boas ou não - , e ganha o mercado.
Na Itália Giorgio Armani ajuda a propagar essa tendência "ecofashion" utilizado fibras naturais e materiais reciclados em algumas de suas peças. Outra estilista que tem em suas coleções a ecologia como ponto forte, utilizando tecidos naturais e orgânicos é Stella MacCartney. Alexandre Herchcovitch desfilou peças feitas com o látex extraído pelos seringueiros da Amazônia (tudo desenvolvido com o apoio do Ibama), outros grandes nomes como Reinaldo Lourenço, Glória Coelho e Fause Haten também seguiram a linha ecofashion e criaram tecidos ambientalmente responsáveis.
Marcas como Vide Bula economiza grande parte da captação de água pluvial para lavar seu jeanswear. A Góoc utiliza material reciclado na fabricação de seus produtos. Movimentos como EcoNouveau, aconteceu em L.A. e reuniu música eletrônica, arte e desfiles de três estilistas "verdes"(o inglês Gary Harvey, e as americanas Bahar Shahpar e Amanda Shi, ainda pouco conhecidos no Brasil), com um trabalho que prioriza o uso de materiais que não afetem o meio ambiente, ganham cada vez mais destaque no mundo fashion.
Há quem diga que essa tendência ecológica já esteve em alta em meados dos anos 80, mas fazia um estilo mais "hippie". Hoje esse conceito cai a baixo, a ecomoda surge repaginada, com ares modernos, e com uma visão mundial graças ao espaço que ganhou nas maiores capitais e nas mãos de estilistas ícones do mundo da moda.
Com isso, ganha as ruas e vira alvo do desejo do público.Se Armani faz roupas ecológicas até as mais excêntricas como Paris Hilton adere à causa.
Vamos entender um pouco mais. Ok! Parece piada mas não é. Se pararmos pra pensar a indústria têxtil movimenta milhões por ano, e os empregos também somam um gigantesco número. Segundo a Organização Mundial de Saúde existem atualmente entre 500 mil e dois milhões de vítimas de intoxicações agroquímicas, sendo que um terço delas é de cultivadores de algodão. Deriva disso a ascensão dos tecidos orgânicos e da reciclagem, o que evitaria as intoxicações e protegeria o meio ambiente.
O bom é saber que alguns fashionistas e estudiosos de moda acreditam que essa tendência seja irreversível. O meio ambiente agradece!



Dayanne Guerra(Danny)
Turma A - Tarde
=]

Moda brasileira

Estava navegando e achei um artigo do dia vinte e quatro desse mês, onde o jornal britânico "The Independent on Sunday" traz uma matéria sobre a moda brasileira no mercado internacional. De acordo com a autora do texto, Rachel Shields, "os brasileiros estão mostrando que o estilo da América do Sul é muito mais do que chinelos Havaianas e roupas de praia minúsculas". Também destaca criações da baiana Marcia Ganem, que são feitas de fibra de poliamida retirada de pneus de carro usados e cintos de segurança, que eu achei uma graça e peguei algumas fotos do desfile dela no Fashion Rio 2008.

A última foto é a própria Marcia Ganem.

Luxo!


Isabelly Lima - Turma B