sábado, 4 de outubro de 2008

A MODA É UM MEIO

Eu acho que sim, porque nela achamos varias formas de viver, de estar, de se comunicar, a moda esta em toda parte ela pode estar em uma casa, em uma balada, em uma novela principalmente, pois muitas vezes ela nos aproxima mais ainda das modas de outras e épocas, e ela varia conforme a cultura do local determinado.
Ela nos influência e várias vezes chega ate nós, em forma de protesto, de romantismo, de musica e outros. Vivemos a moda, respiramos a moda, somos a moda. Podemos ate não perceber mais a moda nos acompanha em tudo, para onde formos ela estará lá de uma forma diferente mais, porém presente.
Hoje em dia somos investidos a todo o momento por todas as mídias (rádio, televisão, internet, etc), e estamos em constante influência desta. Com isso posso afirmar que a moda é um meio sim. A moda está em constante transformação juntamente com a personalidade de cada um.
A Comunicação de hoje depende da moda para seguir seu rumo e a explosão numérica do audio-visual apenas aumenta tal competição que cada vez mais irá se firmar sobre o princípio do meio da moda. Além disso, é sobre os numéricos novos programas que será preciso exibir outros encantos, imaginar novas apresentações e novas fórmulas de prender a atenção. Mais do que nunca a pequena diferença, lei da moda, fará o meio.
Resumindo a moda é um meio de expressão, de nos comunicarmos e mostrarmos quem somos, é um meio de expressar tudo. Enfim a moda é um meio do meio.
Maria Elenilce Barros da Silva turma C noite

Couros exóticos

Um dia assistindo aula de fibras e fios a professora nos mostrou algo muito interessante. Sapatos, bolsas, diversos produtos feitos de pele de arraia. Tá, eu não sou a favor de sacrificar qualquer animal para a produção de qualquer produto que seja, mas não deixa de ser interessante este trabalho. A seguir duas imagens, uma carteira e um dos tons da pele, que pode ser tingida de várias cores.





A seguir imagens com produtos feitos a partir do estômago do boi e tecido de tilápia. Muito macio e com textura parecida com o tecido de tilápia, o couro exótico é totalmente nacional. O produto é de fácil manuseio, proporcionando um ótimo acabamento, e tem preço diferenciado quando comparado a outros couros exóticos.







Rebeca Wanderley de Melo
Tuma C- Noite

Moda é um meio para...

Moda é um meio que existe para atender às necessidades físicas e psíquicas das pessoas. Através dela é possível atingir objetivos, é possível até fazer ou não amigos através da forma como você se veste, pode também sentir-se realizado porque está consumindo determinada roupa, porque sedução vem pelos olhos.
A moda é um meio de interação que agrega diversos fatores, através da moda identificamos grupos e a diferença entre eles, a moda tem grande influência sobre as coisas, sobre o modo de se comportar das pessoas.
Hoje em dia a moda mostra o lifestyle, ou seja, a liberdade no modo de se vestir. Hoje as pessoas não se ligam muito às tendências, o legal é sentir-se bem com que o está usando, estar à vontade sem seguir nenhuma regra. A moda é um meio para expressar emoções, de se expressar com relação ao que estamos sentindo em um determinado meio e momento definidos, como quando você está triste pode preferir usar uma roupa escura, ou se está feliz pode usar uma peça colorida.
Assim, através da vestimenta você expõe suas emoções sem precisar falar nada, só através da comunicação visual. São muitos os meios em que a moda está inserida.

Rebeca Wanderley de Melo
Turma C- Noite

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Caos, velocidade e internet

Hussein Chalayan
Hussein Chalayan
Estar acontecendo a semana da moda de Paris, e aqui nesse blog eu não vou ficar comentando sobre os desfiles...porém vou mostrar o desfile do Hussein Chalayan. Ele fez uma coleção totalmente em sintonia com a realidade caótica do mundo de hoje( mundo veloz, situação economica instável) nos mini vestidos justos estampados com carros, ou parte deles, em referência a velocidade que rege nossas vidas hoje. Tudo, principalmente na moda, acontece do modo mais rápido possível. Daí os vestidos curtos evoluem para outros longos, esvoaçantes em chiffon, onde as estampas pintadas à mão ficam mais nebulosas, até a volta dos vestidos mais justinhos. Só que quando se dirige em alta-velocidade a chance de um acidente é bem maior, não é verdade...ainda mais em relação à nossas vidas ( a economia de novo está ai para provar). ...eis que os carros que estampam os vestido começam a aparecem batidos, todos amassados, com vidros quebrados...grande referência ao caos, velocidade de informação, velocidade da vida e os desastres que tudo isso pode ocasionar...

Ou tro desfile importante pelas questões levantadas foi a da dupla Viktor&Rolf...eles sempre inovam de alguma forma, já colocaram a passarela literalmente de cabeça para baixo, já inverteram a ordem do desfile e agora eles democratizaram o desfile deles na internet...explicando melhor...eles trocaram a semana de moda de Paris pela internet...democraticos eles né??? E o esperado desfile aconteceu e teve como referência todo o meio digital, se quizerem olhar é só ir n0 site da dupla : http://www.viktor-rolf.com/index.htm

Bjs, Maria Dilia
Turma B tarde

P.S: quem quiser acompanhar os desfiles de moda internacionais é só ir no

http://comendocereja.blogspot.com/ estamos sempre buscando informações o mais rápido possivel...e sim eu vivo na velocidade da internet!!!

O Cinema e a Moda

Pesquisando na net encontrei um site muito legal,entrando me deparei com um texto interessante e decidi postar aqui para vocês algumas partes desse texto.Espero que gostem !!!

“Com o avanço da tecnologia, e principalmente da comunicação, o mundo evoluiu e a indumentária também. Mas principalmente houve uma evidente evolução na rapidez com que a moda passou a ser disseminada, e essa rapidez ficou mais evidente com a invenção do cinema. Primeiramente por ser mais um meio de comunicação, e em segundo lugar por transformar a roupa e a vida das estrelas num objeto de desejo.
O cinema de início tinha como principais funções registrar acontecimentos e narrar histórias. Por ser um registro de imagens valioso, ele também é visto como uma das principais fontes de pesquisa de moda. De início a questão do figurino não era de tamanha relevância, mas a partir do momento em que os filmes passaram a ser produzidos mais cuidadosamente o figurino passou a ter uma grande importância tanto na função de acervo histórico como para dar realismo aos personagens da trama retratada.
A moda e o cinema tem um grande elo em comum, eles são vendedores de sonhos, o que chega a ser uma necessidade no mundo caótico atual. É por isso que o cinema com o tempo deixou de ser apenas uma referência de moda e comportamento para ser também a grande indústria vendedora de moda do mundo. O cinema se transformou numa vitrine almeijada pelas grandes marcas. A roupa da personagem do filme tornou-se um sonho de consumo.Porém sonho de consumo de uma forma de vida, e não apenas da roupa, que é exatamente o conceito que as grandes marcas de roupas tentam nos passar quando trabalham em conjunto com o cinema. Ao usar um vestido Givenchy, você não é apenas uma diva do cinema. Você é a Audrey Hepburn usando um Givenchy e olhando a vitrine da Tiffany's comendo uma rosquinha. As personagens de Hollywood são as principais fontes de pesquisa na hora que os estilistas poem sua criatividade à tona, sendo as mocinhas de Hitchcock as preferidas e mais imortalizadas pela moda.”

Lista de filmes que pode servir de referência da moda do século XX organizada cronologicamente.

1920 – Moderns (Allan Rudolph, 1987) -1926 – The Lodger (Alfred Hitchcock, 1926)
1931 – Henry e June (Kaufman, 1990) -1939 – A era do rádio (Woody Allen, 1987)
1946 – Gilda (George MacReady e Joseph Calleia, 1946)-1946 – E deus Criou a mulher (Roger Vadim, 1956)-1954 – Sabrina (Billy Wilder, 1954)-1955 – Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)-1956 – Cinderela em Paris (Stanley Donen, 1956)-1960 – Bonequinha de Luxo (Blake Edwards, 1960)-1962 – Hairspray (John Waters, 1988)-1963 – Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)1966 – Blow Up (Michelangelo Antonioni, 1966)-1969 – Hair (Milos Forman, 1979)
1969 – Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)-1973 – Casino (Martin Scorcese, 1995)
1975 – Sid & Nancy (Alex Cox, 1986)-1978 – Os embalos de sábado à noite (John Badlan, 1978)1986 – Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)-1987 – Máquina Mortífera (Richard Donner, 1987)1994 – Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)-1995 – Kids (Larry Clark 1995)

www.overmundo.com.br ( Texto by Sarah Falcão)

Marcilane Honorato.
Turma C - Noite.
Algumas pessoas pensam na moda mais pelo lado criativo e de seus anseios, refletindo o seu gosto pessoal na hora de criar, desenhar...Concebendo assim,algumas vezes,uma moda não usual para os padrões da sociedade.
As pessoas esquecem muitas vezes de projetar o produto vendável, comercial, o que rende frutos (R$).Infelizmente, até a alta costura teve que se render ao comercial,porque sabiam que não durariam muito tempo.
O mundo está em tão constante movimento, as pessoas tão informadas e com um dia-a-dia cada vez mais corrido que estas estão mais decididas do que querem. Por isso, deveremos focar mais nosso trabalho com designer para o que vende, para o cotidiano das pessoas e para as mudanças aceleradas.

Marcilane Honorato.
Turma C - Noite.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Música e eslilo de roupa

Um dia desses fui ao Dragão do Mar, e noitei uma coisa muito interessante, o estilo de se vestor das pessoas, vi como  a musica interfere nisso. Os emos e rockeiros vestem roupas pretas, os que gostam de reggae usam roupas coloridas.
Esse fato me chamo a tenção, as pessoas querem se vestir de acordo com as músicas que escutam, como se fosse para mostrar a quem ver o estilo de musixa que escuta.

Fernanda
Turma C- Noite

Moda é um meio para quê?.

Tal interrogativa nos faz pensar e repensar sobre isso com amplas significativas respostas. Talvez até errôneas ou acertadas para alguns. Percebemos MODA como referência ou referencial. Dela tira-se e propõe-se o que quer. O desejo alia-se ao propósito e a satisfação; isso falando-se em mercadolia. Mas, MODA é um meio em que de tudo que se pode " pensar" ou o que quer "dizer". Desde de sentimentos mais piegas aos fatos mais escabrosos da atualidade, passando pelo animal até ao homem, do sex ao romântico, do folclore as fantasias e por aí vai. Entender que MODA se tornou um meio de/ou para algo é bem sabedor usá-la com objetividade. Leituras ( críticas) poderão ser feitas a favor ou contra. E sendo assim, por ser um meio que comunica, expressa, soma, abrange massas... é bom estarmos preparados para os " louros" ou para os " bombardeios" A MODA se faz MODA aqui, já , agora, por meio de um blog do professor Fábio. rsrs. Fernando Marques - Turma C - noite.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fotografia










Em primeiro lugar dedico esse post ao meu colega de turma Chico...não resistir pois lembrei dele assim que vi essas fotos. Bom...muito se discuti para que serve a moda, ai lá vamos nós buscar livros, referências históricas tentando descobrir quando a moda nasceu e para o quê ela serve...ai hoje a tarde me deparo com o trabalho do fotografo Hans Silvester que se aventurou pelos paises africanos Kênia, Etiópia e Sudão...e olha as imagens que ele obteve!!! Achei sensacional a tradição de se ornamentar com objetos naturais como raízes, flores, folhas e frutos, isso é da cultura deles mesmo com tanta guerra civil eles ainda se pintam e se enfeitam pelos simples prazer de se mostrar diferente para os outros...isso sim é moda, isso sim é pura vanguarda!


As imagens estão no livro Natural Fashion: Tribal Decoration from Africa by Hans Silvester, editora Thames and Hudson.


Maria Dilia, turma B da tarde


terça-feira, 30 de setembro de 2008

Moda nas ruas.

Vendo o Professor Fábio sempre falar de nós Fortalezense se preoculpar com a aparência.
Passei a observar isso com mais atenção. E andando pelas ruas de Fortaleza percebi que é pura realidade.
Nós Fortalezense para qualquer canto onde vamos sempre temos que passar um boa impressão. E o que seria uma boa impressão? Seria um bom comportamento, ou uma boa imagem? E está arrumado, elegante, ou confortávio?
Para nós ortalezense uma boa impressão, e aquela boa imagem de está arrumado, elegante, bem vestido ou até mesmo confortável dependendo do local e a ocasião. Não é como os outros estados que o conforto em primeiro lugar, exemplo a Bahia podendo, até ser chamado de desleixo em certas ocasiões por nós Fortalezense que nos vestimos conforme o lugar aonde vamos se ao centro da cidade, ao shopping a um show ou barzinho e até mesmo na Faculdade andamos de salto, lenços, cabelos arrumados, roupas lançadas da moda atual e etc.
Não é por a caso que Fortaleza é considerado o segundo pólo confeccionista do Brasil e oculpa o sétimo lugar no ranking de consumo.


Janaína Geysa Ferreira Gomes.

CORES!!!!!!!!!!! O QUE QUEREMOS DIZER COM ELAS??????

Todos nós nos identificamos com alguma cor... E achamos que ela nos representa... Ao menos eu tenho a minha que a identifico assim...
Muitas vezes não notamos, mas as cores nos dizem o que estamos sentindo no momento em que usamos...Notem, no dia que estamos muito coloridos estamos animados, claro cada um com seu jeito de ser.
Muitas vezes notamos isso depois. Quem nunca se vestiu de preto em um dia que não estava se sentindo bem ou triste, claro que isso depende do que cada cor diz para você. Eu mesma um dia teimei para compra uma blusa preta, e me vesti toda de preto, depois notei que aquilo estava representando meu dia... Mas também é uma cor que adoro....
Dia que queremos chamar atenção usamos core forte, que chamam atenção por si e dia que queremos nos esconder não ser notados usamos cores claras da cor da "paisagem"...
Isso é automatico, sem perceber, so que vai dependerdo cada cor significa para cadaum...

Vivianne Rodrigues de Oliveira
Turma A
Tarde
Terça- Feira

A moda na faculdade de moda.

Se começarmos a prestar atenção e formos analisar, iremos perceber, que o curso de moda por si só é um polo de moda, pois as pessoas que frequentam, tanto alunos, como professores, sejam na maneira de vestir, ou de agir, estão sempre antenados com o que está na moda no momento. Muitas vezes essas pessoas lançam moda com seus looks tão diversificados e arrojados.
Outras vezes são criados esteriótipos em relação a determinadas pessoas, porque devido a maneira que elas se vestem são classificadas em determinados grupos, muitas vezes sem pertencer a eles.
Tambem existem pessoas que se unem, começam a conviver e andar juntos na faculdade por se indentificarem e acharem que fazem parte de um mesmo grupo, devido a maneira que pensam se vestem, e pelo gosto em comum naquela determinada área.
Enfim ao meu ver todas as pessoas que obtam por cursar moda, realmente não poderiam estar em nenhum outro lugar, pois são pessoas altamente criativas, que inovam a todo instante, não tem vergonha de se mostrar e nem as suas idéias, e o mais importante são completamente apaixonadas pelo que fazem!
Gabriela, Turma -A, Terça-feira.

Descubra seu estilo e não se iluda com a propaganda

"A maioria das mulheres acredita que fazer compras se assemelha a uma recarga de energia e há quem nomei esta ação como "shopping-terapia". Somo a este fato histórias que vão demonstrar o quão importante é a moda na vida do ser humanno. Uma relevância que atinge o ambito material, moral, intelectual e até psíquico.
O primeiro caso que revelo é o da atriz Sarah Jessica Parker, que não lançou nenhum guia de estilo, porém ,Carrie, sua personagem em "Sex and the City", causou tanto frisson no mundo da moda que fez com Jessica fosse indicada pela revista Vanity Fair como uma das mulheres mais bem-vestidadas dos EUA. Digamos que este título seria mais adequado para o seu papel na ficção, pois quem usava charmosos sapatos Manolo Blahnik e suntuosos figurinos era Carrie e não Jessica.
A primeira-dama da França, Carla Bruni, por exemplo, foi apontada pela imprensa como alguém ultrachique e que gosta de grifes caríssimas. Porém, no seu guarda-roupa o que ela aprecia mesmo é jeans com camiseta básica. Roupas de marca, como Dior, jóias e uma certa maquiamgem, Carla só usa em ocasiões especias como a visita oficial à Inglaterra.
"Trechos do texto "Seja você mesma" da jornalista e apresentadora Renata Maranhão.
Com os trechos desse texto podemos concluir que, essa miscelânia que ocorre entre imaginário e realidade confunde a cabeça das pessoas, pois nem sempre o que a mídia apresenta é totalmente verdadeiro. A verdade é que nós tentamos, de maneira paradoxal, seguir outras mulheres que em nosso subconsciente reproduzem a imagem de tudo o que é moderno e glamuroso. As estrelas do cinema, as artistas de tv, as celebridades em ascensão simbolizam sucesso.
Por isso é importante ter estilo próprio, descobrir o que realmente gostamos, para asim estar bem-vestida. Temos que ter personalidade, pois estar na moda é uma questão de consciência e não uma cópia de alguém que não tem nada a ver com a gente.
Bárbara Pereira
Turma A Tarde

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A pochete!!!!

Na minha turma de alemão, um dia um dos meus colegas, apareceu na sala com uma pochete no cós da calça, foi um auê, tod0s começaram a comentar, e vieram me perguntar se ele estava na moda ou não com aquele acessório, eu respondi que estava, pois achei a conbinação com a camiseta sem mangas e a havaina perfeita, mas isso não vem ao caso. O que mais me impressiona de uns tempos pra cá, é na forma como as pessoas julgam importante a minha opinião sobre moda, só pelo fato de ser estudante de moda. Como se por esse fato, eu tivesse a autoridade pra dizer se uma pessoa esta ou não bem vestida, esta ou não na moda, se conbina ou não conbina. O que considero errado, pois o modo como as pessoas se vestem é uma expressão de algo que elas querem nos mostrar.
O pior de tudo, é forma como as pessoas precisam de uma opinião de fora, para decidir o que vestir. Quando foi que ficamos tão subimissos a ditadura de poucos? Que nós dizem, como vestir, o que ouvir, o que ver, o que sentir...Quando foi que paramos de sentir, e nós tornamos meras maquinas imitadoras?
Veronica Rodrigues
TURMA -A
TARDE
A moda é um sistema que acompanha desde uma roupa do dia-a -dia, á um contexto político e cultural. Conseguimos visualizar isso nitidamente através da evolução.Quando fazemos uma retrospectiva, percebemos quão diferentes eram os looks dos anos: 60, 80 e 90.
É possível identificar um grupo, um país e até mesmo uma década pela moda praticada.
A moda é algo fantástico que pode atender ás necessidades de afirmação pessoal, pode muitas vezes iludir(para ajudar no disfarce de ser alguém que não é), pode expressar ideias e também pode denegrir a imagem de uma pessoa.
É da moda ser efêmera, tem muito a ver com padronização e ao mesmo tempo em ser diferente.

Juliana Bandeira Vasconcelo noite- C

Cultura

A cultura é uma "moeda" que tem dois lados:tradição e indução.Quando nascemos já existem valores "cristalizados", mas quando crescemos vem os questionamento, como por exemplo:Por que tenho que ir a missa todos os domingos?.....Então começamos a inventar os nossos próprios hábitos.Estamos sempre no dilema: fazer o que nos foi posto ou o que gostamos ? Acabamos quase sempre se adaptando com o que foi posto, muitas vezes por medo de não saber o resultado de nossos hábitos.

Juliana Bandeira Vasconcelos noite-C

domingo, 28 de setembro de 2008

A moda como entretenimento?

A correria do dia-a-dia na maioria das vezes não nos deixa perceber certas manias que a moda estimula, fazendo nascer novas correntes de moda, ou seja, a própria realimentação do criativismo, a moda que gera moda ou como queiram chamar. Com o surgimento das “maxi-bolsas” as consumidoras dessa moda tiveram novas necessidades (além de dores nas costas!!!), pois como muitas dessas enormes “companheiras” não possuem em sua parte interior divisórias tivemos que nos adaptar carregando várias nécessaires, para que todo conteúdo não ficasse misturado. Opa!!! E na hora de sair de casa onde ia parar a chave do carro? Perdida dentro da bolsa, lógico! Pior é quando saímos de algum lugar à noite, estranho, escuro e cadê a chave? È pânico na certa porque não existe mais lugar seguro e foi por essa necessidade que mais uma moda surgiu, acompanhando a tendência das bolsas nasceram os “maxi-chaveiros”. È só colocar a mão dentro da bolsa e rapidinho encontramos, porque com certeza você conhece ou já ouviu falar em alguém que foi assaltada diante da porta do carro procurando a chave. Esse é mais um texto para dizer que a moda nasce da necessidade e não para futilidade, então porque não juntar o útil ao agradável? Veja alguns dos mimos das alunas do 1º semestre de moda...






Daniely Pereira
Turma “A” tarde
aulas às terças