sexta-feira, 29 de agosto de 2008

capitulos de moda



Falar de moda no mundo que vivemos hoje, diante de tantos desejos, impulsos,amizades,inimizades,preconceitos raciais,sexuais e outros tantos, nao e tarefa facil.Durante a vida estabelecemos certos padroes inerentes a qualquer pessoa,como por ex: padroes de consumo ou de beleza,da mesma forma que adotamos padroes universais pre-definidos como por ex: gestos humanitarios de amor e paz,atitudes ecologicamente corretas para salvar o nosso planeta...etc

E como se o ser humano fosse um livro com suas paginas em branco, e durante a sua vida fosse se auto-biografando, em alguns momentos vamos ler capitulos maravilhosos,em outros, capitulos tristes.Pensando assim concluo que a moda e um estado do espirito,tudo que existe e fruto da nossa criacao e consequencia do momento que estamos vivendo.Aprova disso tuto e que a moda se recicla a cada dia, e assim ela conta a mesma historia,so que com outra linguagem,outros personagens.E so e moda por este motivo,cada ser humano tem o seu jeito proprio e unico de ler o que vivencia, e de traduzir e adaptar tudo isto para o nosso cotidiano.
Neusirene
turma B tarde
Terca-feira

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Moda das Ruas

O maior desfile de roupas e de estilos não está restrito as passarelas, como muitos imaginam. Ele, pelo contrário, pode ser visto por qualquer, um nas próprias ruas da cidade. As pessoas consomem a moda, traduzindo-na para o seu mundo, e usando a mesma do seu jeito, tornando-a mais interessante e pessoal. Assim sendo pode se considerar inteiramente possível, criar idéias e fazer pesquisas de moda no A moda de rua se tornou referência de muitos estilistas devido a sua maneira despojada e urbana de ser. Decidir por aquele “lenço verde” hoje pela manhã pode ter sido fundamental para o look ultra moderno que você está vestindo e além de tudo ensinando. É isso mesmo, ENSINANDO! A gente aprende truques de moda vendo a galera na rua, as vezes numa maneira de amarrar o tênis, ver que cores ficam legais quando combinadas, te encorajar a usar aquele camisão que ta esquecido no fundo do armário, amarrações nos cabelos… enfim, vamos criando um álbum de novos looks com o que vemos nas ruas e armazenando para futuras produções. Mas nem sempre lembramos de tudo o que vemos nas ruas e as vezes queremos ver o que existe em outras ruas, as que estão looooonge dos nossos olhares… dia-a-dia, apenas olhando para os lados ao andar pelas ruas.

Thiago Leite

DIOR



Lendo e relendo sobre o grande ícone da moda Christian Dior foi que me veio a idéia de escrever um pouco sobre este francês tão precioso para nossas referências.


Ele resgatou uma qualidade importantíssima: a elegância. E tudo isso em meio a miséria e tumulto no Velho Mundo. Foi graças a Dior que muitos aprendizes sustentaram a moda parisiense. E ele conquistou diversos cantos do mundo com suas roupas volumosas, de cintura bem marcada e seios voluptuasamente esculpidos.


Agora, enquanto arrisco-me a falar deste homem, costureiro e estilista, já gostaria de avisar que qualquer tipo de erro é possível. Não sou escritora, mas uma aspirante a estilista que tem os grandes e nomes como referência inicial.


Depois de Dior é que surgiu o verdadeiro comércio elegante, vamos assim dizer. Ele quebrou as barreiras que separavam estilista/indústria. Esse homem tinha uma visão empresarial sobre a moda e nem por isso deixou a arte de lado.


Quem tiver a oportunidade de ler sobre a vida de Dior irá se impressionar com suas iniciativas e visão cosmopolita.


Um grande homem, com grandes sonhos e com grandes admiradores.

Por Brisa Lima

Turma A tarte 1

Cultura-moda-cotidiano-cidade

...Apendido conceituarcultura sem os tópicos dados pelos professores no tempo do primário;agora sabido que não só está ligada as tradições de um povo; tenho conhecimento de mais e esse mais, bem aprofundade. Nossa! Tentar somar cultura, moda, cotidiano,cidade não é tão fácil assim.Mesmo não sendo, escrever sobre tais temas co-relacionando-os, vou atrever-me. Como criar moda tendo essas sitações? Pegarei um dado dito em sala de aula para entender fazer-me. _ Uma estilista primorosa compôs sua coleção;não sei se de qual estação, que denominou de " Domingueiras"; se não a memória falhar-me, buscando unir esses tipos, creio. Há meu ver, pesquisou os costumes culturais, hábitos melhor colocando, de um determinado "povo", do tipo das cicades do interior do Ceará. Deve ter notado seus trages de esmero simplório ou não, para irem as Missas aos domingos. Observou também a vida em sua rotina diária nas roupas sem pompa e os aspectos físicos da cidade. Estudou o que viu e deve ter colocado um conceitual novo que aprendi, o da desconstrução.Surgiu e por enquanto desconheço, uma coleção de nome já citado acima, que ao meu ver, de certo deve ser super-legal. Esse legal não simples, por ter tido todo um estudo,mãos hábeis no confeccionar e uma "stylist" antenada com cultura, moda, cotidiano e cidade, em busca do mercado fashion. Imagino pessoas do mundo da moda usano roupar do mundo da moda com sabedoria ou não, sem perceber o olhar diferenciado para uma nova coleção. Assim, corre-se o risco que causam paixões instantâneas ou ódios eternos; ao contrário a isso que acredito ser, paixões eternas e ódios instantâneos, passageiros. è isso. O que fascina causa reação e seja ela quais forem é bom mostrar arte naquilo que se faz. Fernando Marques. turma c- noite

terça-feira, 26 de agosto de 2008

opcao de vida


Por volta do ano de 1850, na busca pelo ouro e na conquista do oeste americano, um mercadante de lona, seu nome Levi Strauss, passou a comercializar o tecido mais famoso do mundo:o jeans.Por causa do trabalho 'arduo, os mineradores tinham que substituir varias vezes suas roupas, o que custava caro.Sem conseguir vender suas lonas,Strauss passou a confeccionar as pe;cas.Hoje mais de 150 anos depois, o jeans se tornou pe;ca coringa do nosso guarda roupa,nos mais variados tipos e modelos.Levi,quando descobriu esse feito, com certeza foi por acaso,mais nao 'e por acaso que ele continua agradando a todas as idades, se adaptando a jovens,crian;cas e idosos. ele se enquadra perfeitamente no nosso blog: e' moda do cotidiano da cidade e ja faz parte de uma cultura.Acho que moda 'e uma opcao do ser humano,de mostrar quem ele 'e, ou quem ele quer ser.O ser humano desde o principio dos tempos tem uma necessidade de mostrar o seu poder aquisitivo,e nada melhor para isto do que a roupa que ele usa.O jeans que o mundo inteiro usa 'e o mesmo,mas o preco...
Neusirene
Turma B tarde

Fotografia...











Na aula de hoje ( terça/ 26 de agosto, turma B) o fotografo Chico Gomes mostrou seu ótimo trabalho. Em primeiro lugar, Chico parabéns, adorei a forma que você compõe as cores na fotografia, o trabalho do maracatu ficou lindo!!!Em segundo lugar achei interessante o trabalho que o Chico Gomes fez no cemitério da paz aqui em Fortaleza, as fotos todas em preto e branco, tinham uma dramacidade enorme principalmente nas imagens que capturava as sombras. Ai, me lembrei do ensaio da vogue italiana de agosto realizado pelo fotografo pelo Steven Meisel. Nesse ensaio a moda gira em torno da morte. É claro que, aqui, a morte aparece altamente estetizada, num cemitério, em baixo de chuva, um grupo de viúvas chiquérrimas envoltas em trajes negros, usando mantilhas de renda, scarpins poderosos, luvas e terços. Assim que vi esse ensaio eu passei um tempo tentando digeri, mas depois q li que a história foi concebida como uma homenagem a Yves Saint Laurent mudei completamente meu olhar sobre ele e sinceramente adorei...adorei as caras e bocas das modelos...adorei essa atmosfera glam e ao mesmo tempo tragi-cômica.


Bjs, Maria Dilia, turma B da tarde

Arte e Cultura

Estou gostando desse exercicio de observadora do estilo alheio. Me faz ser mais racional no quesito MODA. Racional por perceber que muitas pessoas não tem sua própria opinião em questão a moda dita e consumida. Percebo que poucas pessoas tem seu estilo caracterizado, poucas pessoas entendem que uma coleção nasceu de um estudo de uma determinada cultura, que moda é arte, com isso, consumimos arte e cultura a através da moda. Danielle Wallenia- Turma E- noite

Falando em critica de moda...






Alguem aqui viu o desfile da TNG no fashion Rio??? A grife recebe consultoria por uma das "papizas" da moda brasileira Regina Guerreiro segundo ela o desfile foi inspirado no calçadão chic de Copacabana. O mais interessante é que o desfile recebeu os melhores elogios da temporada, todos os criticos de moda falaram bem do desfile usando adjetivos como criativo, divertido e até mesmo elegante. Porque será que esse desfile recebeu tantos elogios???? Porque pra mim ele foi vulgar, e a inspiração foi de garotas batendo ponto no calçadão! Vou colocar alguma fotos para quem não teve a oportunidade de vê o desfile. E vocês, o que acham??? Eu realmente concordo com o texto que foi publicado iniciamente no dusinfernos e foi reproduzido aqui no blog, tá faltando critico de moda no Brasil.
Bjs, Maria Dilia

Retrosexual

Bom vou reproduzir aqui uma postagem que coloquei hoje de manhã no meu blog. A postagem fala da nova denominação criada para os homens, ai vai ela:
" Tava demorando para aparecer uma nova denominação para os cada vez mais mutantes homens do século 21. Depois dos metrosexuais, você certamente ouviu falar dos übersexuais; recentemente também ouviu por aí o termo menergy - que designava uma volta às origens da masculinidade, depois de um período de extrema feminilização do homem, e o mais interessante é que todas essas denominações aconteceram num perido muito curto de tempo. Agora vem a novidade...já começa a circular na imprensa especializada o termo retrosexual, que nada mais é do que outra volta às origens, tanto na maneira de se vestir quanto de se portar. Culpa do livro The Retrosexual Manual: How to be a Real Man, do australiano Dave Besley, que lista os dez mandamentos...vamos a eles então:
1. Um retrosexual sempre paga a conta. Se ela insistir, tanto faz. Ele paga de qualquer jeito.
3. Um retrosexual nunca se dá conta de que está vivendo um relacionamento. (demoooora pra cair a ficha…)
4. Um retrosexual sempre toma as rédeas do churrasco dominical - nem que tenha que treinar uma semana antes ou vá ter aulas práticas no rodízio da esquina
5. Um retrosexual nunca será visto no banco do passageiro de um carro, a menos que seja num táxi, onde ele prefere se sentar na frente a ir atrás, de motorista
6. Um retrosexual não deve nunca chorar em público. Quando estiver sozinho, pode, mas em dois casos apenas: quando da morte de seu fiel cãozinho ou na derrota de seu time na semifinal do campeonato
7. Um retrosexual deve ter um kit completo de ferramentas e apetrechos de bricolagem, a serem exibidos mesmo se não estiverem em uso
8. Um retrosexual se recusa a ir ao médico, mesmo que tenha uma doença rara que lhe faça cair os testículos.
9. Um retrosexual tem que ter sempre um machucado. Acompanhado de uma boa história, que dure pelo menos cinco minutos
10. Um retrosexual sempre fica em pé num pub. Sentar é para casais e leitores do Guardian (tablóide inglês) "
Bjs, Maria Dilia

segunda-feira, 25 de agosto de 2008


Essa imagem pode dizer alguma coisa, mas também nada. Será que a moda é vista dessa mesma maneira?
No dicionario moda significa uso, modo ou costume que está em voga durante algum tempo. Não levamos isso a risca, moda é o que nos faz bem, é o que nos faz sentir nós mesmos, e de certa forma é nossa identidade pro mundo. Cada um, tem sua moda, cada um cria sua tendência,cabe ao seu estado mental e espiritual escolher seu estilo, bem como o jeito de ver as coisas, como esta imagem.
por hoje é tudo, não explica basicamente nada, é só meu ponto de vista do momento,esquisito, mas vamos levando, já é um começo. Até.....


Roberta Batista Soares
1° semestre
Turma:B
Turno:tarde
Terça-feira