sábado, 27 de setembro de 2008

A Crítica de Moda

Tem sido falado em sala de aula, da importância de se ter no Brasil uma Crítica de Moda consistente.
A mesma tem enfrentado ao longo dos tempos muitas barreiras, devido o " Mundo da Moda" ser um campo restrito (sabemos que não há tanto interesse de democratizarem os espaços de moda ex: é preciso convites p/ assistir a eventos de Moda), há portanto dificuldade de se fazer uma crítica por alguns motivos citados em sala que são:
* As pessoas desse meio normalmente se conhecem ou são amigas;
* A Impressa pode tender para o lado que lhe convir;
* Há um certo receio das pessoas do meio da moda em fazerem comentários de crítica "negativa" (apesar de serem muitas vezes construtivas), pois até alguns Estilistas muitas vezes com seu Super- Híper-Master-Ego, não aceitam uma sugestão, ou comentário sobre seu trabalho ou determinada coleção que não esteja de acordo com o que ele pensa.
Sabemos que uma crítica bem formulada, consciênte, não tendenciosa nem maléfica faz parte da vida e serve para o nosso crescimento profissional.
A crítica porém deve ter os seus critérios de análise: Seria irresponsável postar comentários destrutivos sobre determindo trabalho de outrém simplesmente pelo gosto pessoal do crítico ou por motivos menores.
Para se fazer uma boa crítica de Moda é importante que se saiba argumentar além do "gosto e não gosto", é preciso buscar referências, entender o trabalho que tendo um tema definido pode-se observar a coerência com o mesmo.
É interessante que se tenha conhecimento sobre Moda sendo ele técnico e também teórico, saber o que ja foi feito em Moda no decorrer das décadas, das Vanguardas ou outros acontecimentos. O que se pode fazer hoje em Moda, os "universos" a serem explorados contribuirão para se obter um leque de referências e possibilidades plausíveis. Tudo isso possibilitará a realização de uma crítica de Moda bem sucedida e respeitável.

Claudia Luz
Turma C, Noite

Reflexões sobre moda

“... a moda é o reflexo de uma época, da cultura de um povo, uma denunciadora de períodos e locais, verdadeiramente, uma sinalizadora dos tempos. Por ela, podemos contextualizar estudos históricos, observar hábitos e costumes, distinguir o gosto, entender o processo criativo, estudar a economia, verificar o desenvolvimento tecnológico e, mais do que tudo isso, compreender também, mediante seu estudo e observação e de seu significado cultural, a mente humana."

Trecho do livro Reflexões sobre moda - volume um, de João Braga, passado pela professora de Introdução ao design de moda.

Olha, esse trecho do livro rende uma boa discussão em Antropologia da Moda... Sei que o blog é pra fazer critica sobre moda, mas achei que seria legal postar aqui a ligação entre as duas matérias, Introdução ao design de moda e Antropologia da moda...

No livro ele cita a moda como o reflexo de uma época e olha só, falamos em sala sobre o texto Velhos Espartilhos do Nelson Rodrigues, que citava exatamente essa peça como marca da mulher nessa época...

Antropologia da moda tem como objetivo estudar a ligação do homem com a moda (isso todo mundo sabe). Eu escolhi falar da moda como característica do homem... No livro, ele fala da moda que distingui o gosto, os costumes e hábitos do homem. Mas o que acontece é que moda é a massificação de um estilo, e como o estilo é mutável, sempre aparece coisas legais, às vezes tecnológicas, ou uma releitura de época, e que acabamos adicionando ao nosso estilo, claro que com um jeitinho peculiar de cada um, mas que não deixa de ser moda (massificação). A verdade é que tudo isso é um ciclo, moda é massificação do estilo, e estilo é lançar moda, e esse é o grande barato da moda. Uma música, feita para a mulher de fases tinha um trecho assim: "Complicada e perfeitinha..." E pra mim, isso é a moda, um grande paradoxo, ao mesmo tempo que é complicada, é perfeitinha...

Danielle Ponte
(turma A, tarde, aula terça-feira).

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ronda do quarteirão e a nobreza







Todo mundo que conhecer um pouco de carro sabe que, uma HILUX é o sonho de consumo de muitos. Pois os nobres do nosso tempo atual não querem mais uma hilux pro seu uso, pelo simples fato de que as pessoas fazem piadinhas com eles, por conta de que o carro que é conhecido como sendo da suposta nobreza, agora é utilizado para fazer a nossa RONDA DO QUARTEIRÃO.


Neusirene

Turma B- Tarde

Moda ou Estilo? Estilo ou Moda?


Moda vem de modus que, significa modo,maneira. Porém o termo moda é muito mais abrangente do que só se referir as roupas. A moda estar presente na arquitetura,na decoração de ambientes,nos lugares onde frequentamos,nas músicas que gostamos,etc. Independente de tudo isso, o fato é que roupas sempre forão e sempre serão diferenciadores e denunciadores de camadas sociais a qual o portador pertence. Contudo, o tempo de durabilidade de um determinado padrão,gosto ou exigência ja foi bem mais duradouro.
Só no começo do renascimento foi que surgiu o conceito de moda. Nessa época como não havia maneiras variadas de divulgação da imagem,o reconhecimento público de um nobre, do seu título, e de sua importância, se dava pela diferente e exuberante roupa que eles estivessem usando, ficando tambem restrita a nobreza algumas cores.O conceito de moda surgiu, uma vez que os burgueses dessa época (enriquecidos com o comércio) copiavam as roupas dos nobres locais, e estes por sua vez, se incomodavam com isso.Começaram então a variar suas roupas com o objetivo de se diferenciarem daqueles que os imitavam.Ao aparecerem com a novidade eram novamente copiados, e então criavam outras e outras ...,Dessa continuidade criação-cópia-criação,apareceu o conceito de moda, dando lhe a característica de sazonal,e efêmera, que se mantêm cada dia mais firme no seu propósito.
Existe um alimentador da moda, que se as pessoas não o tivessem, a moda certamente não existiria, ela seria apenas pedaços de panos espalhados em pontos específicos do corpo para esconder a nudez humana ou para lhe agasalhar nos dias frios.Este alimentador chama-se ESTILO.Este ja trazemos conosco,é uma mistura de conhecimentos com personalidade. Muitas vezes confuso na nossa cabeça,só iremos defini-lo a medida que aprendermos a combinar a nossa personalidade com o nosso visual.É muito importante que cada pessoa encontre o seu próprio estilo. A moda podemos comprar, o estilo próprio,jamais compraremos, ele é descoberto através do conhecimento, e principalmente do auto-conhecimento.
Um bom caminho para ajudar a descobrir o nosso próprio estilo é o teste do espelho e o teste do sofá. Depois de produzida, olhe-se no espelho,se gostar do que viu,vá em frente e sente-se no sofá, se estiver confortável e você se sentir bem, você estar no caminho certo.Só desta maneira podemos unir dois parceiros inseparáveis no mundo fashion: MODA e ESTILO.
fonte de pesquisa:Reflexões sobre moda-João Braga.
Neusirene
Turma B - tarde
Terça-Feira

Símbolo

Dizer que é fácil entender, não é; mas depois de tanto ter sido debatido em sala de aula, se percebe que símbolo representa! E é só olhar para os lados que se pode ver presenças de símbolos formando pessoas, grupos, comunidades, guetos, etc. Até mesmo , num olhar rápido em sala, precisamente observando alguns tipos de colegas, se vê um forte apelo simbólico em suas representações sócio-educacional-pessoal. É incrivél ver tipos e dentro de um desses fico, é claro. Uma Amiga me ofereceu um lenço amarelo-gema com pintinhas pretas que lembrava uma padronagem de onça.Logo disse quando observou-me._ isso não irá ficar bem em voçê, não o vejo assim. Ri e agradeci pela observação. Pensei: Por que não? Que símbolo tão forte é esse que esteriotipa um ser?! Lembrar do professor Fábio na hora foi como um relâmpago estantâneo, quase sem perceber e foi aí que "saquei o barato" da aula. Símbolo tudo informa,é algo que representa algo,que se ausenta ou não. Fernando Marques, turma C , noite.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Semanas de moda


Tommy Hilfiger

Graeme Black



Jil Sander

Prada


Como a maioria de vocês já sabem estão acontecendo as semanas de moda internacionais, já acabaram a de Londres e a de NY e a gora está acontecendo a de Milão e em seguida Paris. Bom...e como vocês também já sabem o mundo está passando por uma crise economica e podemos dizer que crise ambiental, pois o aquecimento global é fato. Então vamos olhar o que os estilistas estão apresentando para gente para o verão 2009...A Prada é a visão mais clara dessa história, a coleção do verão 2009 é simples e num primeiro momento, não salta aos olhos. Claro, é muito elegante e sofisticada - ainda estamos falando de Miuccia. Mas é básica. Fácil. Tem regatinha e camiseta branca. Alias o branco total é a grande tendência mostrada, a cor que representa, paz, nos dá impressão de frescor e leveza e a grande cor do verão 2009...Como já foi muito discutido em sala de aula moda é uma forma de comunicação e um ótimo exercicio é tentar entender através da moda a sociedade de determinada época, foi isso que eu tentei mostrar aqui nesse post, mas para ficar mais claro vocês podem perceber isso melhor olhando a moda no periodo de guerras, no periodo entre guerras, na crise de 29 e a inicio da década de 80 com o pré fim da guerra fria...e em vários outros momentos históricos importantes.
Bjs, Maria Dilia
Turma B, Tarde
“Ouve-se variados pré-julgamentos que reduzem a importância da moda para determinar esta ou aquela roupa. Pré-julgamento é igual a preconceito. Ambos se baseiam numa idéia pré-estabelecida, sem aprofundamento e vivência. “(Jorge Marcelo Oliveira)

É disso que quero falar um pouco, antes de abrir meus olhos para o que é “ter estilo”, julgava muito algumas pessoas pelo modo bizarro e diferente de se vestir,na minha opinião elas fugiam às normas,dos padrões pré-estabelecidos do que é se vestir bem.
Entrando na faculdade comecei a observar e aguçar mais esse meu lado perceptivo, encontrei pessoas com os mais variados estilos e comecei a me perguntar o porquê daquela pessoa estar usando aquela roupa ,e comecei a notar que é pelo fato de se sentir bem,mostrar que tem estilo,uma forma de se inserir no grupo,e de também às vezes tentar mostrar aquilo que ela não é.
Então vi que não adianta fazer pré-julgamentos, o que é bom para mim,pode não ser para você,porque mesmo “sabendo” a diferença entre o certo e errado,cada um tem sua essência e sabe até onde pode ir.

Marcilane H.
Turma C - Noite

Sua mente vale ouro


A imaginação humana é algo misterioso. Todos nós já sonhamos. Sonhar é uma forma de trabalhar a nossa imaginação.
Há muitas formas diferentes de ativar nossa imaginação. Pode ser quando estamos sem nada para fazer ou até mesmo em uma intensa atividade diária.
Um simples buraco na parede, ou até mesmo uma mancha de tinta, algo que você escutou ou leu faz com que algo tão simples se torne uma idéia espetacular que se for ignorada pode virar passado e depois esquecido.
Se for um texto faça o possível para escrevê-lo imediatamente. Se for um desenho procure expressá-lo no exato momento em que sua mente o construiu. Deixe tudo registrado para que você não perca algo ou até mesmo detalhes que irão fazer a diferença.
Até mesmo esse texto foi feito em um desses momentos que eu, você, todos já passaram, de estarem fazendo um determinado trabalho e de repente surge àquela idéia para ser trabalhada.
Não deixe para fazer depois o que você pode fazer no momento exato, pois um simples pensamento registrado com todos os seus detalhes pode ser transformado em uma grande idéia. Isso lhe dará um excelente resultado.
Tércia Maria
Turma B tarde

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MULHERES X MULHERES

JÁ NÃO É DE HOJE QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA MULHER NÃO É MAIS DISPERTAR O INTERESSE DO SEXO OPOSTO.
COM A CONQUISTA DO SEU PROPRIO ESPAÇO, A MULHER ATUAL BUSCA CADA VEZ MAIS SE DESTACAR EM TUDO QUE ESTÁ A SUA VOLTA, NO TRABALHO ELA QUER SER A MELHOR, NA SOCIEDADE A MAIS BONITA, A 1° NA SALA DE AULA, ENFIM, ATÉ MESMO NO VESTIR ELA QUER ESTAR SEMPRE A FRENTE.
AQUELA TÃO MINUCIOSA PRODUÇÃO DE ARRASAR JÁ NÃO É APENAS UMA FERRAMENTA DE SEDUÇÃO, MAS TAMBEM DE ESTATUS SOCIAL.
INDEPENDENTE DA SUA CLASSE SOCIAL, ELA SEMPRE ENCONTRA UM JEITO DE ESTAR NA MODA, SEJA EM FORMA DE UMA BOLSA, UM PAR DE SAPATOS, UMA ROUPA DA HORA, ATÉ MESMO NUM SIMPLES DETALHE COMO UM LENÇO NO PESCOÇO ELA QUER SEMPRE ARRASSAR.
ARRASAR NÃO SÓ COM OS HOMENS, MAIS PRINCIPALMENTE COM AS OUTRAS MULHERES, ESSE SIM É O SEU GRANDE INTERESSE CAUSAR INVEJA NAS OUTRAS E CHAMAR ATENÇÃO POR ONDE QUER QUE VÁ.


Ligia, turma c, noite

Opiniões..

Com base na aula de ontem a tarde, dia (23/09/2008), onde discutimos que para fazermos uma pesquisa( no caso criarmos uma idéia ao invés de copiarmos) sairia caro, concordei com o Prof. Fábio, acho que não sai caro de jeito nenhum, existem tantos meios de se criar idéias, de se pesquisar... Em revistar, jornais, internet, no nosso próprio dia-a dia, enfim sem precisar gastar aquele absurdo de dinheiro com birôs. Um exemplo muito próximo é de uma ex-aluna da faculdade, não lembro o nome dela agora, mas no dia em que a faculdade promoveu uma pequena entrevista com ex-alunas, para sabermos como elas acabaram o curso (monografias e etc..) e em que áreas elas atuam no momento, foi muito interessante por sinal. Uma das alunas, como monografia criou uma marca infantil e o tema da coleção foi sobre animais, não me lembro também o título, mas era alguma coisa com “No dia em que os animais fugirem..” algo do tipo, ai uma pessoa perguntou como ela criou essa idéia, e ela disse que um dia quando estava indo para casa dentro do ônibus, um pássaro pousou em algum lugar e depois voou.. daí ela começou a pensar, ligar aos animais, ao fato deles irem embora, da tecnologia hoje, poluição, a conturbação atual estar fazendo mal a eles, ela até mesmo alegou que se fosse um animal já teria fugido.. rsrs.. O que eu quis dizer com isso é que num simples fato do nosso cotidiano vão surgindo idéias e novas tendências.. Não precisa ir tão longe para pesquisar tendências ou o que seja, se quer saber o que se passa em outro país, não precisa ir até lá para ficar por dentro (logicamente para quem pode se dar esse luxo, isso é besteira), mas a internet está aí, você encontra tudo e basta apenas um click. Hoje em dia as informações chegam muito rápido principalmente nesse meio da moda.

Larissa Braga
Turma A - Tarde.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Natural (estilo próprio) X Consciente e interações.

Com intuito de compreender a experiência social que está por trás da moda e que faz parte do nosso dia-a-dia, para além das fronteiras do mundo da moda, consagrado pelo glamour dos desfiles e seus estilistas, grifes e modelos. Observado a partir das relações entre indivíduos e grupos sociais, como uma possibilidade de mediação ou mesmo de inserção de tais indivíduos e grupos no jogo social. Estas interações, conflitos, jogos e ilusões que abrangem o campo da moda e se limitam à experiência do status promovida pelas roupas. Além de reafirmar que as distinções sociais são feitas pelo uso das roupas, elas podem significar, dependendo do contexto, “elegância” – discurso emitido por consultores de moda e difundido pela mídia – ou “atitude” – que perpassa o consumo por parte das camadas populares.
Podemos fazer uma análise do visual das vitrines, diferenciando as lojas de shoppings centers, que têm a classe média como público-alvo, das voltadas para o consumo das elites e ainda das lojas populares. Também percebemos as propagandas de moda atuais e antigas, depoimentos, entrevistas, noticiário da moda, seja em jornais como revistas especializadas, figurino de novelas e guias de etiqueta e estilo, entre outras fontes. A moda não é apenas a renovação de roupas, mas também a renovação dos traços distintivos entre os indivíduos, das relações estabelecidas, dos juízos de valor e da visão que temos sobre nós mesmos. Assim, há experiências individuais em jogo envolvidas tanto com a moda como com a sociedade, que tem seus mecanismos para regular, aprovar ou reprovar nossas ações.
Bibliografia: A experiência do status – Roupa e moda na trama social,
Alexandre Bergamo, Editora Unesp.

Daniely Pereira
Turma A tarde
aulas às terças

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Apresentaçao, Indentidade X Moda

Meu Nome é Juliana Falcao tenho 19 anos estou cursando o 1° semestre de moda por que tem tudo haver comigo.
Desde de pequena eu sempre tive o prazer de tratar deste assunto e tudo que se diz respeito a moda, é comigo mesmo!!!
Muitas vezes algumas pessoas deixam de usar o que realmente gostam para usar o que esta na moda mesmo que nao se sinta bem.
Isso acontece por que as pessoas querem mostrar que estao atualizadas "SEMPRE NA MODA" e acaba que usando as mesmas bolsa e sapatos que as outras.
Se eu uso so por que esta na moda eu tenho uma indentidade?
Hoje a tendência é peças largadas, mais isso nao agrada a todas a mulheres apesar de serem bem confortaveis, exclui um pouco a sensualidade feminina pois outras mulheres continuam apostando nas curvas e decotes.
JULIANA FALCAO
Turma - C noite

domingo, 21 de setembro de 2008

ModaXCotidiano X Identidade

Observando o cotidiano das pessoas de Fortaleza, observa-se que existe uma certa preocupação com a maneira de se vestir, isso ocorre por dois fatores: primeiro porque vivemos numa sociedade que nos julga pela roupa que vestimos; segundo porque procuramos buscar dentre outras coisas, nas roupas que usamos uma identidade própria, sendo assim diferente, único! Então as pessoas procuram estar sempre na moda, atualizadas, pra não se acharem inferiores as outras ou não serem julgadas erradamente. Mas existe uma certa contradição entre estar na moda e ter uma identidade própria, pois as vezes muitos deixam de usar o que gostam de verdade para usar algo que está na moda, mesmo que não se sinta bem, mas vestem para mostrar a sociedade que estão de acordo com a tendência, e assim quando percebemos todos estamos nos vestindo igual, ou parecido, e aí pergunta-se: será que tenho uma identidade? Será que enquanto todos estão vestindo jeans, eu vou vestir xadrez porque adoro, me sinto bem, mesmo que digam que sou atrasado, que aquela moda já passou? Acredito que quem tem realmente uma identidade, veste aquilo que gosta sem se importar com a opinião dos outros. Portanto no cotidiano percebe-se em Fortaleza, que a maioria das pessoas procura estar na moda, são muito parecidas, usam o mesmo estilo de blusa, de sapato...... E poucas vestem-se como gostam, diferentes do que dita a moda, mas que também não deixam de estar na moda, na sua própria moda!

Luana Carla, turma D