sábado, 27 de setembro de 2008

A Crítica de Moda

Tem sido falado em sala de aula, da importância de se ter no Brasil uma Crítica de Moda consistente.
A mesma tem enfrentado ao longo dos tempos muitas barreiras, devido o " Mundo da Moda" ser um campo restrito (sabemos que não há tanto interesse de democratizarem os espaços de moda ex: é preciso convites p/ assistir a eventos de Moda), há portanto dificuldade de se fazer uma crítica por alguns motivos citados em sala que são:
* As pessoas desse meio normalmente se conhecem ou são amigas;
* A Impressa pode tender para o lado que lhe convir;
* Há um certo receio das pessoas do meio da moda em fazerem comentários de crítica "negativa" (apesar de serem muitas vezes construtivas), pois até alguns Estilistas muitas vezes com seu Super- Híper-Master-Ego, não aceitam uma sugestão, ou comentário sobre seu trabalho ou determinada coleção que não esteja de acordo com o que ele pensa.
Sabemos que uma crítica bem formulada, consciênte, não tendenciosa nem maléfica faz parte da vida e serve para o nosso crescimento profissional.
A crítica porém deve ter os seus critérios de análise: Seria irresponsável postar comentários destrutivos sobre determindo trabalho de outrém simplesmente pelo gosto pessoal do crítico ou por motivos menores.
Para se fazer uma boa crítica de Moda é importante que se saiba argumentar além do "gosto e não gosto", é preciso buscar referências, entender o trabalho que tendo um tema definido pode-se observar a coerência com o mesmo.
É interessante que se tenha conhecimento sobre Moda sendo ele técnico e também teórico, saber o que ja foi feito em Moda no decorrer das décadas, das Vanguardas ou outros acontecimentos. O que se pode fazer hoje em Moda, os "universos" a serem explorados contribuirão para se obter um leque de referências e possibilidades plausíveis. Tudo isso possibilitará a realização de uma crítica de Moda bem sucedida e respeitável.

Claudia Luz
Turma C, Noite

Nenhum comentário: