domingo, 31 de agosto de 2008

EcoModa!

Tendência lá fora, principalmente na Europa, a "ecomoda" ganha cada vez mais o mercado, e conquista não só as celebridades e os grandes eventos, mas o público em geral. Em tempos de aquecimento global vs. luta "verde", cada vez mais o respeito pelo meio ambiente torna-se importante para o ser humano.Aparentemente o mundo torna-se mais consciente e "bom". E a moda também agiu e faz sua parte - veja bem, não estamos aqui julgando se as intenções são verdadeiramente boas ou não - , e ganha o mercado.
Na Itália Giorgio Armani ajuda a propagar essa tendência "ecofashion" utilizado fibras naturais e materiais reciclados em algumas de suas peças. Outra estilista que tem em suas coleções a ecologia como ponto forte, utilizando tecidos naturais e orgânicos é Stella MacCartney. Alexandre Herchcovitch desfilou peças feitas com o látex extraído pelos seringueiros da Amazônia (tudo desenvolvido com o apoio do Ibama), outros grandes nomes como Reinaldo Lourenço, Glória Coelho e Fause Haten também seguiram a linha ecofashion e criaram tecidos ambientalmente responsáveis.
Marcas como Vide Bula economiza grande parte da captação de água pluvial para lavar seu jeanswear. A Góoc utiliza material reciclado na fabricação de seus produtos. Movimentos como EcoNouveau, aconteceu em L.A. e reuniu música eletrônica, arte e desfiles de três estilistas "verdes"(o inglês Gary Harvey, e as americanas Bahar Shahpar e Amanda Shi, ainda pouco conhecidos no Brasil), com um trabalho que prioriza o uso de materiais que não afetem o meio ambiente, ganham cada vez mais destaque no mundo fashion.
Há quem diga que essa tendência ecológica já esteve em alta em meados dos anos 80, mas fazia um estilo mais "hippie". Hoje esse conceito cai a baixo, a ecomoda surge repaginada, com ares modernos, e com uma visão mundial graças ao espaço que ganhou nas maiores capitais e nas mãos de estilistas ícones do mundo da moda.
Com isso, ganha as ruas e vira alvo do desejo do público.Se Armani faz roupas ecológicas até as mais excêntricas como Paris Hilton adere à causa.
Vamos entender um pouco mais. Ok! Parece piada mas não é. Se pararmos pra pensar a indústria têxtil movimenta milhões por ano, e os empregos também somam um gigantesco número. Segundo a Organização Mundial de Saúde existem atualmente entre 500 mil e dois milhões de vítimas de intoxicações agroquímicas, sendo que um terço delas é de cultivadores de algodão. Deriva disso a ascensão dos tecidos orgânicos e da reciclagem, o que evitaria as intoxicações e protegeria o meio ambiente.
O bom é saber que alguns fashionistas e estudiosos de moda acreditam que essa tendência seja irreversível. O meio ambiente agradece!



Dayanne Guerra(Danny)
Turma A - Tarde
=]

Nenhum comentário: